Holo 2.0 é um conceito de computador portátil desenvolvido por Elodie Delassus, um designer industrial conhecido.


Holo 2.0 é um conceito de computador portátil desenvolvido por Elodie Delassus, um designer industrial conhecido.

O conceito se aproxima do que se imagina como um computador portátil no futuro. Foi desenvolvido a partir da ideia de "itens de tecnologia como acessórios de moda", o Holo 2.0 pode ser usado como bracelete ou simplesmente carregar no bolso.

Algo bacana é que, assim como o nome sugere, o conceito projetaria imagens holográficas, além de alertas sonoros e de vibração.

Aprenda a utilizar skins para alterar o visual do Windows Media Player


Aprenda a utilizar skins para alterar o visual do Windows Media Player


O player da Microsoft dispõe de uma série de modificações que incluem visuais baseados em filmes, quadrinhos e músicos famosos.

Personalizar o computador é uma tendência que ganha cada vez mais força, seja através de alterações de detalhes na própria máquina quanto por modificações visuais nos programas.
Alterações simples como mudar o papel de parede, aplicar um tema para a Área de trabalho ou alterar a forma de exibição dos ícones garante personalidade ao computador e permite uma maior identificação do usuário com as tarefas que realiza.

Embora não seja uma área de destaque para a maioria dos aplicativos disponíveis no mercado, há aplicativos que realmente se preocupam com os detalhes visuais.
Um caso conhecido é o do Windows Media Player, que permite ao usuário aplicar uma grande variedade de temas como efeitos impressionantes, como transparências, animações e outros detalhes.

Essas mudanças não interferem em nada na hora de escutar uma música ou visualizar um filme, mas deixam o programa mais agradável de ser utilizado. Sendo assim, neste artigo você aprende como modificar o visual do player da Microsoft e conhece algumas das melhores modificações disponíveis. Tudo de que você precisa é possuir uma cópia do Windows Media Player instalada e do link para download da skin que deseja utilizar.

Para quem não sabe, skins, como o próprio nome diz, são uma espécie de “pele” nova para os programas utilizados no computador. Essas pequenas aplicações são as responsáveis por realizar as mudanças de aparência e navegação do Windows Media Player, com a possibilidade de voltar a qualquer momento ao visual padrão do programa.

Pré-requisitos

  • Windows Media Player 10 ou superior. Clique no link abaixo para baixar a versão 11 do programa.

Atenção em relação à versão do programa

Para que este guia funcione de maneira correta é preciso que você possua a versão 10 ou superior do Windows Media Player instalada no computador. Isso porque a maioria das modificações apresentadas aqui não funciona nas versões anteriores do programa, que possuem mais limitações no que diz respeito à sua personalização.

Conferir qual versão está instalada no computador é uma tarefa fácil. Basta abrir o Windows Media Player e no menu “Ajuda” selecionar a opção “Sobre o Windows Media Player”.

Na janela que abre, basta procurar no campo “Versão” para descobrir qual a versão do Windows Media Player que você possui instalada. Tendo a versão 10 ou superior instalada no computador, prossiga para as etapas abaixo – caso contrário, é preciso realizar a atualização do programa.


Um novo visual para o Windows Media Player

Modificar o visual do programa da Microsoft é uma tarefa fácil: no menu “Exibir”, basta selecionar a opção “Seletor de Capa” para obter uma lista das skins para o programa já instaladas no computador.

Para aplicar a modificação de sua preferência, clique sobre ela e selecione a opção “Aplicar Capa”.

Como padrão, o Windows Media Player não dispõe de uma variedade grande de opções de personalização. Porém, isso pode ser resolvido de forma fácil ao clicar na opção “Mais Capas”, que abre uma janela do navegador com uma lista de diversas opções de skins oficiais para download.

Para incluir uma nova skin à lista de opções do Windows Media Player, basta fazer seu download e clicar duas vezes sobre ele para que seja exibida uma janela. Esta alerta sobre os possíveis riscos que a instalação do aplicativo pode trazer ao computador. Para prosseguir, clique na opção “Sim”.

Caso deseje aplicar a modificação após o fim do download e configuração, clique na opção “Exibir Agora”, conforme a imagem abaixo:

Pronto, agora você já pode contar com um visual totalmente novo para o Windows Media Player. Caso deseje escolher outra opção, basta voltar ao “Seletor de Capa” e escolher uma das outras opções disponíveis.

Algumas sugestões

Abaixo listamos algumas das modificações mais legais disponíveis de forma oficial para o Windows Media Player, com o respectivo link para download. Procure não ficar preso somente às sugestões apresentadas – afinal, existem muitas opções legais que não entraram aqui por falta de espaço.

Batman Begins


Fãs do maior detetive do universo DC têm nesta skin uma ótima opção de personalização para o Windows Media Player. A animação exibida ao executar o programa é muito bem feita, sem falar dos detalhes visuais caprichados que simulam o cinto de utilidades do Homem Morcego.

Halo 2


A skin oficial deste grande sucesso para o Xbox traz um visual parecido com a armadura de Master Chief para o computador. Recomendado mesmo para quem não é fã da franquia.

Half Life 2


Ainda no campo dos jogos eletrônicos, esta skin representa com fidelidade o estilo visual utilizado no clássico da Valve.

Constantine


O detetive sobrenatural boca-suja da Vertigo também ganhou uma skin exclusiva para o Windows Media Player, em comemoração ao filme estrelado por Keanu Reeves. Mesmo sem mostrar nenhuma imagem do personagem, a modificação traz todo o clima infernal do longa para o player da Microsoft.

Erektorset


Esta é a opção perfeita para quem gosta de reunir em uma só janela todas as funções do Windows Media Player. O destaque vai para a facilidade de encontrar comandos como ajuste de som, lista de reprodução e reprodutor de vídeos.

Elvis


O Rei do Rock está muito bem representado nesta skin que o mostra em uma de suas poses clássicas. O que incomoda um pouco é o tamanho reduzido dos vídeos reproduzidos, que ficam reduzidos.

-------

Essas são somente algumas das várias modificações disponíveis para o Windows Media Player – clique aquipara conferir a seção do Baixaki dedicada exclusivamente às skins para o programa. E não deixe de postar suas opiniões e sugestões em nossos comentários. Até a próxima.

Nova reportagem da Record "contra" a Globo! ::


Nova reportagem da Record "contra" a Globo!


O programa Domingo Espetacular, da Rede Record, veiculou neste domingo (28) uma reportagem que mostra os bastidores da invasão que a Rede Globo promoveu em um terreno de propriedade do governo do Estado de São Paulo.
Meses atrás, o jornalismo da TV Record mostrou que a emissora comandada pela família Marinho invadiu uma área na zona sul de São Paulo, localizada em uma das regiões mais cobiçadas de São Paulo pelo mercado imobiliário. O terreno é avaliado em mais de R$ 11 milhões e fica exatamente ao lado da sede da TV Globo na capital paulista.
Agora, a emissora anuncia a construção de um escola técnica no local, em parceiria com o governo paulista, na tentativa de mascarar o ato ilegal e a omissão do Estado.
De acordo com o convênio assinado recentemente, a emissora vai construir o prédio da escola e doá-lo ao governo estadual. O colégio vai oferecer dois cursos técnicos: de multimídia e produção de áudio e vídeo levará o nome de ‘Jornalista Roberto Marinho’, referência ao patrono das Organizações Globo. O conteúdo das aulas foi elaborado por especialistas do Estado e profissionais da TV Globo.
Não houve nenhuma explicação sobre o uso irregular do terreno por parte do governo estadual, tampouco da direção da Rede Globo.
Assista ao vídeo completo:
http://videos.r7.com/veja-bastidores-da-tentativa-da-tv-globo-de-encobrir-posse-ilegal-de-terreno-publico/idmedia/ef969c35823028a718b4551a13235735.html

Novo Call of Duty pode ser inspirado em ações de forças militares de elite.


Novo Call of Duty pode ser inspirado em ações de forças militares de elite.




O novo Call of Duty (CoD 7) terá codinome Black Ops — pelo menos é o que está circulando pela internet. Provavelmente o título, que até então pensava-se ser totalmente ambientado na Guerra do Vietnã, trará vários cenários diferentes (ao longo da história) na qual esquadrões de elite agem secretamente.

Esta nova edição — que está sendo produzida pela Treyarch — trará estágios no final da Segunda Guerra Mundial, Cuba, América do Sul e no próprio Vietnã. Também há possibilidade do jogo contar com uma fase totalmente baseada na tomada da embaixada iraniana em Londres ocorrida em 1980 (quando um pelotão da SAS — Serviço Aéreo Especial, a primeira e mais respeitada força especial do mundo).

Nenhuma das informações foi confirmada pela Activision Blizzard ou pela Treyarch. O título deve ser lançado em novembro de 2010 e deve ser uma das estrelas da Eletronic Entertainment Expo (E3).

O Ubuntu 10.04 está chegando e vai trazer muitas novidades e melhorias para os usuários!


O Ubuntu 10.04 está chegando e vai trazer muitas novidades e melhorias para os usuários!


Conheça todas as novidades esperadas para o Ubuntu 10.04, o Lucid Lynx.

O Ubuntu vem conquistando cada vez mais usuários domésticos. Sua interface amigável e repleta de efeitos é um dos maiores atrativos do sistema e uma das principais responsáveis pelo grande número de novos utilizadores.

Essas características somadas à rapidez e à leveza fazem do Ubuntu uma ótima opção de sistema operacional para qualquer tipo de usuário. A fim de tornar o SO ainda melhor, os desenvolvedores estão trabalhando em uma nova versão, a Lucid Lynx, que ainda se encontra na versão beta 1, mas já trouxe algumas novidades agradáveis.

Se você também é fã de Linux, mas está com um pouco de receio em instalar a nova versão, afinal ainda está em fase de teste, não deixe de conferir tudo o que o Ubuntu 10.04 traz de novidade.

Interface do sistema

Primeiro, o cronograma

Antes de falar quais foram as mudanças mais notáveis que a nova versão do Ubuntu trouxe, que tal conferir o cronograma completo de todas as versões que serão lançadas e suas respectivas datas até o final da versão? A beta 2 está pertinho, é só esperar mais um pouco!

10 de Dezembro de 2009Alpha 1
14 de Janeiro de 2010Alpha2
25 de Fevereiro de 2010Alpha 3
28 de Março de 2010Beta 1
8 de Abril de 2010Beta 2
22 de Abril de 2010
Versão RC
29 de Abril de 2010
Versão Final - Ubuntu 10.04 LTS

O QUE VEM DE NOVIDADE POR AÍ

Kernel e Gnome atualizados

O Ubuntu Lucid Lynx conta com a versão 2.6.32 do Linux Kernel, o que traz maior estabilidade e rapidez para o sistema. Além disso, a compatibilidade entre hardware e o sistema operacional também será melhor com a utilização do novo núcleo.

Temas novos? Não, velhos modificados!Para fazer companhia ao Kernel, o Gnome também virá com uma versão melhorada do ambiente gráfico. Agora ele contará com o cliente de mensagens instantâneas Empathy, o gravador de discos Brasero e melhorias visuais em alguns detalhes como os ícones do sistema.

Embora não tenham prometido nenhum tema novo, que mudasse totalmente a aparência do sistema, os desenvolvedores inseriram algumas modificações na parte gráfica desta distribuição.

Os usuários podem conferir alguns temas já conhecidos que sofreram algumas alterações nas cores e fontes utilizadas.

Música legal no seu PC

Uma das maiores reclamações dos usuários que utilizam o Linux e o Windows é o fato de o sistema operacional do pinguim não trazer nenhuma aplicação que permite a compra online de músicas. Pois bem, agora o Ubuntu conta com o Ubuntu Music Store, uma loja online integrada ao próprio Rhythmbox, player padrão do sistema, que permite comprar músicas e salvá-las no seu computador.

A grande novidade, no entanto, fica por conta da integração deste serviço com o UbuntuOne. Isso porque você poderá sincronizar as músicas que você comprou com todos os seus computadores e até mesmo com os amigos. Muito legal isso, você não acha? Vai dar para comprar a música e tê-la em todas as máquinas de casa sem precisar copiar e colar os arquivos de um lugar pro outro!

Ubuntu Music Store

O Gimp foi-se embora

O editor de imagens mais conhecido do Linux dará adeus ao sistema do pinguim. Aliás, já deu. Na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx ele não é mais pré-instalado. Em seu lugar entrou o Pitivi.

Mesmo com toda a polêmica que essa troca causou na comunidade Linux, os desenvolvedores optaram em manter os planos e deixar o Gimp um pouco de lado, mas ele permanece na lista de aplicações da Central.

E o F-Spot ganha um upgrade

Finalmente o F-Spot ganhou algumas das melhorias tão pedidas pelos usuários. Além de gerenciador de imagens o aplicativo agora também possui algumas funcionalidades para edição, como redimensionar e cortar uma foto, retirar os olhos vermelhos, modificar os efeitos de luz, entre outros.

Mesmo que muitos usuários tenham ficado chateados com a retirada do Gimp, foi justamente essa ação que levou os desenvolvedores do sistema a incrementarem o F-Spot. Afinal de contas, um sistema operacional sem editor de imagens padrão não agrada muito aos usuários.

Jogos, mais jogos

Os jogos pré-instalados no Ubuntu também foram repensados, o que causou uma diminuição no número de games, mas também trouxe uma melhora significativa nas aplicações escolhidas.

Além dos famosos “Paciência AisleRiot” e do “Minas”, o Lucid Lynx traz de volta clássicos antigos como “Quadrapassel”, mais conhecido como “Tetris” e o jogo dos números, o “Soduku”.

Porém, a maior novidade fica mesmo por conta do “gbrainy”. Trata-se de uma coletânea de games de quebra-cabeças que prometem trazer muita diversão aos usuários, além de serem um forte treinamento para o cérebro humano.

Novos jogos!

Boot e instalação “The Flash” e novo login

As novidades e melhorias da distribuição Lucid Lynx podem ser notadas já na hora de instalar o sistema. Todo o processo de instalação do Ubuntu 10.04 não leva mais do que 40 minutos dependendo do computador que o usuário estiver utilizando.

Além disso, o boot do Ubuntu está notavelmente mais rápido e leva apenas alguns segundos para que o usuário possa iniciar suas atividades no computador. Para que isso fosse possível as telas que indicam o carregamento do sistema, e também o login do usuário, foram modificadas de modo que ficassem mais leves. No entanto, pode ser que até a versão final do Ubuntu 10.04 as telas de boot sofram outras modificações.

Tela de login e carregamento

Novas ferramentas pré-instaladas

A distribuição Lucid Lynx do Ubuntu embarca na onda das redes sociais e já traz em sua lista alguns aplicativos que facilitam a interação do usuário com a internet. Um bom exemplo é o Gwibber, um cliente para várias redes sociais, como Twitter, Facebook e Identi.ca.

A Central de Programas do Ubuntu

Outra novidade está na reformulação da interface e de algumas opções da Central de Programas do Ubuntu. Agora ela concentra não apenas instalação e remoção de aplicativos, mas também a atualização do sistema como um todo. Além disso, será possível instalar programas de sites externos por meio dela.

As categorias de aplicativos também foram revisadas e sofreram algumas modificações. Tudo isso foi feito pensando apenas em facilitar a vida dos usuários e tornar a tarefa de encontrar um programa bem mais simples.

Nova central de programas

Indicadores de sistema

O painel superior do Ubuntu sempre reuniu diversas informações a respeito do sistema em geral. A ideia para o Lucid Lynx foi unificar todos esses dados em uma nova, única e simples interface. Esta nova interface permite a rápida troca entre os usuários do sistema, por exemplo, ou ainda a alteração de status em vários mensageiros instantâneos ao mesmo tempo.

Instalar codecs nunca foi tão fácil

Instalando CodecsQue a instalação de codecs para rodar músicas e vídeos no Ubuntu não é uma tarefa fácil quase todos os usuários concordam. Isso mudou um pouco na versão 10.04 do sistema. Agora basta clicar em um botão que todos os codecs necessários para rodar arquivos de áudio e vídeo são automaticamente baixados e instalados.

Ao executar o Rhythmbox pela primeira vez o usuário se depara com uma mensagem avisando que os codecs necessários ainda não foram instalados e, logo abaixo, um botão que permite fazer o download de todas as dependências. Depois é só esperar até que tudo seja baixado e instalado. Fácil assim!

E os efeitos de transparência?

Os tão prometidos efeitos de transparência também já podem ser visualizados na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx. Mas não espere nada revolucionário. Além dos efeitos já conhecidos dos usuários, esta versão do Ubuntu traz uma leve transparência nos Menus flutuantes, aquelas mensagens que aparecem quando você deixa o mouse por alguns segundos sobre uma opção do sistema.

Efeitos de transparência

O que esperar da versão final

Ainda há duas versões de teste até que finalmente saia o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx final. A previsão é que esta distribuição do Linux seja finalizada até final de abril. Até lá, espera-se que outros recursos sejam inseridos e bugs arrumados. Só assim para que as janelas de erro do sistema parem de aparecer.

Você pode ajudar a deixar o Ubuntu ainda melhor. É muito fácil, basta reportar os bugs que encontrar nas versões beta 1, beta 2 e RC do sistema. Quem sai beneficiado com essa ação é você!

IMPORTANTE!

Vale lembrar que o Ubuntu Lucid Lynx está em sua versão beta 1 de testes. Ou seja, certamente existem muitos bugs e problemas que ainda serão corrigidos. Por esses motivos não é aconselhado que o usuário substitua seu sistema atual pelo Ubuntu Lucid Lynx.

O melhor a fazer é criar uma máquina virtual para rodar o sistema operacional em fase de testes ou reservar uma pequena partição do disco para ele. Ajude a aprimorar o Ubuntu Lucid Lynx e torna-lo ainda melhor do que as versões anteriores. O poder está em suas mãos também!

Agora é com você! O que achou das novidades que a nova distribuição do Ubuntu trouxe? Já usou a versão beta 1?

Não deixe de enviar seus comentários e experiências, eles podem ser úteis para outros usuários e certamente são muito importantes para nós!

Fotos da Hora do Planeta 2010 ::


Fotos da Hora do Planeta 2010

Também conhecido como Earth Hour, é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo foram convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global, aconteceu neste sabado (27)

* Taiwan
Protesto em Taipei, Taiwan protestam contra os gases do efeito estufa


(Imagem: AFP / reprodução)


* China
Banco do Rio de Huangpu.

(Imagem: Reuters / reprodução)


* Indonésia
Cidade de Jacarta

(Imagem: Reuters / reprodução)


* Nova Zelândia
Sky Tower escureceu na Hora do Planeta 2010 em Auckland

(Imagem: AFP / reprodução)


* Austrália
Opera House perdeu seu brilho na Hora do Planeta 2010 em Sydney

(Imagem: AFP / reprodução)


* Malásia
Torre Gêmeas em Kuala Limpur também apagaram as luzes

(Imagem: AFP / reprodução)


* França
Torre Eiffel, em paris, foram desligada 20.000 lâmpadas

(Imagem: AFP / reprodução)


* Alemanha
Portão de Brandenburgo, em Berlim, durante a Earth Hour

(Imagem: AFP / reprodução)


* Grécia
Parthenon, na grécia, está entre os monumentos desligados.

(Imagem: AFP / reprodução)


* Espanha
Templo Sagrada Familia, em barcelona, também participou

(Imagem: AFP / reprodução)


* Suíça
Catedral de Lausanne, também apagou as luzes.

(Imagem: AFP / reprodução)


* Egito
Mesquita de Mohammed Ali, no cairo.

(Imagem: AFP / reprodução)


Esfinge e Pirâmides.

(Imagem: Reuters / reprodução)


* Bielorrússia
Biblioteca Nacional, Bielorrússia

(Imagem: AFP / reprodução)


No Brasil
No brasil varias pessoas participaram, no video abaixo você confere a reportagem do G1 logo após o fim da hora do planeta.


Mais informações:
Earth Hour (Brasil)
WWF - Earth Hour (Oficial)
Créditos Imagens:
* AFP
* Reuters


Globo fatura R$ 7 bilhões em 2009


Globo fatura R$ 7 bilhões em 2009


Dos quase R$ 10,5 bilhões que a TV aberta faturou com receita publicitária em 2009, 73,5%, cerca de R$ 7 bilhões ficaram com a Globo. O dado faz parte de uma prévia, à qual o Estado teve acesso, do levantamento do Projeto Inter-Meios, que calcula o investimento publicitário de mídia no País. O levantamento completo, que deve ser lançado nos próximos dias, atual parceira da Record não acabou? Sim, mas ao encerrar o acordo, Silvio Santos garantiu em contrato mais duas ou três produções mexicanas em seu estoque.
A dúvida no SBT é se a novidade, que entrará no ar na faixa das 16 horas, é apenas um teste de horário para novelas nacionais ou uma real ameaça para a produção de dramaturgia do canal, que ainda luta pela média sonhada de audiência. Aponta também que desses R$ 10,5 bilhões (receita publicitária líquida, já com os devidos descontos), 10,1% ficaram com a Record (a segunda em faturamento no ano passado), seguida por SBT, com 8,7%; Band, com 4,9%; e RedeTV!, com 1,9%. As demais emissoras dividiram o restante, que representa 0,9%.
Fonte: Estado de São Paulo

A mágica do Photoshop CS5


A mágica do Photoshop CS5


Nova versão do aplicativo da Adobe promete ferramentas ainda mais inteligentes para facilitar a vida de quem manipula imagens.

Tela de inicialização do Photoshop CS5

A partir de 12 de abril o mundo da edição de imagens será revolucionado mais uma vez pela empresa que praticamente criou o mercado de manipulação, através do seu principal – e mais conhecido – aplicativo.

Apenas faça

Além das novas ferramentas – que você vai conhecer em instantes – a equipe do Photoshop também passa boa parte de seu tempo trabalhando nas pequenas características exigidas por quem depende do aplicativo. Essa é a filosofia do Just do it, que leva até à equipe de programação os pedidos e reclamações dos usuários do Photoshop.

Além do horizonte

Imagens com enquadramento “torto”, em que o horizonte aparece inclinado, são estranhas, já que é difícil relacionar uma paisagem com o lugar onde a foto foi tirada, graças ao ângulo artificial existente nela.

Até a versão CS4, usuários do Photoshop precisam trabalhar com ferramentas de transformação e recorte até ajustar o enquadramento em uma posição realmente horizontal. Essas mesmas fotos são muitas vezes recusadas devido à estranheza da visualização, ficando fora do álbum de retratos da viagem de férias, por exemplo.

O novo Photoshop traz, em sua ferramenta régua, uma função especial, em que basta o usuário mostrar ao programa onde está o horizonte – com uma reta simples – e o próprio software corrige o enquadramento, em angulação e recorte, da imagem, deixando-a na posição correta automaticamente.

Facilitando a vida de profissionais e amadores

Os resultados que a equipe de desenvolvimento do Photoshop obtêm em seus momentos Just do it podem parecer irrelevantes quando comparados com o que será mostrado a seguir, mas tenha certeza que cada um desses avanços facilita a utilização do aplicativo.

Com o aumento contínuo do número de funções e ferramentas inclusos no Photoshop, novos usuários enfrentam momentos de desespero até conseguir o resultado necessário. As pequenas adaptações criadas a partir do feedback público procuram manter a complexidade de utilização do programa em níveis aceitáveis, para que mais pessoas se interessem em começar a utilizá-lo e, assim, tornem-se consumidores deste produto e seus parentes.

Um bom exemplo vem do avanço tecnológico das câmeras digitais. Muitos modelos recentes são capazes de capturar imagens com cores em 16-bits, impossíveis de salvar em JPG, um dos principais formatos de imagem na internet, que só aceita 8-bits de informação de cor.

Avanços nas câmeras digitais aumentam qualidade da imagem

Usuários com pouca familiaridade com o Photoshop podem se frustrar ao tentar converter suas fotos – usando o aplicativo da Adobe – para esse formato, já que a opção não é mencionada nos diálogos referentes ao salvamento do arquivo. Para se obter um JPG de uma imagem em 16-bits é necessário, antes, convertê-la para 8-bits através do menu Imagem > Modo.

O mesmo não acontece no CS5. Para agilizar o processo e tirar do usuário a preocupação com algo tão pequeno quanto um downsampling (ou redução de amostragem) de cor – que sempre é feito de forma automática –, o programa passará a ter um roteiro interno automático para, quando o usuário tentar salvar uma imagem 16-bits em JPG, reduzir a profundidade de cor da imagem.

Quebrando barreiras

Várias atividades comuns durante a utilização do Photoshop foram adaptadas – criativamente – pelos usuários. Assim, ferramentas relativamente simples do programa tornaram-se instrumentos na criação de arte e beleza nas mãos e mouses dos manipuladores de imagem.

Sem dúvida uma das principais características que permitiram ao Photoshop se tornar a potência que é hoje foi a utilização de camadas. Usar essas múltiplas “folhas” em qualquer imagem permite a adição de efeitos e objetos, além de facilitar a organização do trabalho.

A partir do Creative Suite 5, as camadas receberam um pequeno upgrade que, para sua utilização normal pode até não significar muito, mas na hora de trabalhar a sério chega a economizar horas de operação.

A nova versão do Photoshop permitirá ao usuário alterar propriedades das camadas, como a opacidade, em várias instâncias ao mesmo tempo. Se para a maioria das pessoas isso pode ser considerado luxo, quem vive em frente ao programa – e utiliza centenas de camadas em uma única imagem – provavelmente enviará cartas de agradecimento aos programadores da Adobe.

Pintura digital

No primeiro artigo sobre a Creative Suite 5 você conheceu os pincéis artísticos incluídos na nova versão do Photoshop. Para os artistas digitais que procuram reproduzir os efeitos de tinta e pincel na tela do computador, as atualizações do CS5 trarão ainda mais facilidade.

Elas abordam desde novas maneiras de trabalhar com cor – como o color picker, que passa a ser chamado através de atalhos de teclado – até novidades na interação com os pincéis artísticos, definindo tamanho e dureza dos pelos do pincel através de gestos do mouse.

Outra novidade simples – porém extremamente valiosa – é o novo cursor da ferramenta conta-gotas. Agora, além de ter o apontador da cor a ser capturada, o usuário recebe informação comparativa entre a cor escolhida e aquelas já utilizadas nas fontes do programa. Com isso, escolher uma combinação harmônica de cores fica mais rápido e fácil.

Escolhendo bem

Sem as ferramentas de seleção é praticamente impossível conseguir os resultados impressionantes da publicidade atual. A combinação de seleções funcionais e camadas permite que um usuário criativo – e experiente – invente novos planetas, produtos inéditos e até mesmo pessoas que nunca nasceram.

Mesmo as seleções mais avançadas da Creative Suite 4 ainda não conseguem lidar bem com cabelos e outras áreas de margens difusas. Tanto isso é verdade que existem diversas técnicas para se melhorar o resultado de seleções de recorte em pelos e cabelos, sendo que cada manipulador tem seu método favorito.

A dificuldade de criar seleções precisas em margens difusas parece estar com os dias contados. O Photoshop CS5 trará uma ferramenta melhor calibrada para esse tipo de identificação, a ponto de – com as configurações corretas – ser possível incluir em uma máscara um bigode de gato com um simples arrastar do mouse.

“Automagicamente”

Que o Photoshop permite que o inexistente e o inacreditável tome forma e pareça real, todo mundo sabe. Agora a versão CS5 do aplicativo promete entregar muito mais do que isso ao retirar boa parte do esforço necessário para a realização de alguns efeitos bastante complexos.

No primeiro artigo sobre a nova suíte gráfica da Adobe você conheceu o PatchMatch, capaz de preencher áreas da fotografia a partir de referências na própria imagem. O vídeo mais recente no preview do Photoshop mostrou mais um uso interessante da ferramenta. Desta vez, ao invés de recompor uma imagem, o PatchMatché usado para facilitar e acelerar o tratamento da foto.

A limpeza de objetos indesejados em uma cena e até mesmo a alteração profunda de um cenário tornam-se questão de uma seleção e a ativação da ferramenta content-aware fill (preenchimento consciente do conteúdo).

No vídeo da Adobe você confere a remoção de vários problemas na primeira imagem, inclusive sem perda de qualidade e com a reconstrução do gradiente sutil do céu, ao se retirar a nuvem do canto esquerdo superior da foto. Sem essa ferramenta, uma alteração desse porte custaria várias horas de trabalho ao usuário.

Além da remoção da nuvem, seria necessário reconstruir o degradé do azul celeste, acertando em toda a extensão da seleção as cores individuais, praticamente pixel a pixel. Com o PatchMatch a coisa toda fica tão simples que basta apertar um botão.

Conhecimento é tudo

Fotógrafos, ilustradores e editores continuam sendo essenciais para uma boa imagemApesar de as ferramentas da nova versão do Photoshop – que será apresentada em abril, segundo o blog CS5 – facilitarem muito a vida de quem trata ou manipula imagens, nenhum desses processos substitui o talento e a criatividade de quem os está aplicando.

Por mais completo que um aplicativo seja, o resultado obtido com ele só é tão bom quanto a ideia de quem o opera. Além disso, mesmo os recursos que facilitam a vida do usuário exigem um mínimo de conhecimento – sobre o software e sobre tratamento e imagem – para maximizar a qualidade do resultado.

Ou seja, o Photoshop é uma ferramenta. Poderosa, excitante e impressionante, sem dúvidas, porém ainda depende de um operador, de alguém que saiba fazê-lo funcionar. Fotógrafos, ilustradores e artistas digitais continuam sendo tão necessários quanto em qualquer outro momento, porém agora com chances maiores de usar seu tempo em outras partes de suas atividades, e não o perdendo aplicando efeitos de maneira mecânica.

HORA DO PLANETA(RESUMO)




hora-planeta-1020

Para manifestar sua preocupação com o aquecimento global, 72 cidades brasileiras – entre as quais 19 capitais – apagarão as luzes de seus principais pontos turísticos neste sábado (27). O ato faz parte da campanha “Hora do Planeta”, organizada pela rede de ONGs WWF, em que pessoas, governos e empresas apagarão as luzes das 20h30 às 21h30 (horário de Brasília) contra as mudanças climáticas.

A "Hora do Planeta" surgiu em 2007 na Austrália e terá este ano 125 países participando.

A iniciativa costuma mobilizar governos a apagarem as luzes de monumentos importantes, como a Torre Eiffel, na França, a Times Square, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Os estados da Amazônia Legal também vão aderir, deixando às escuras alguns cartões-postais que são referência na região, como o Mercado Ver-o-Peso, em Belém.

A demanda por energia vem crescendo a cada ano nesta parte do país. Em 2008, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética, só a região Norte consumiu 23.873 GW / hora de energia. Os estados do Maranhão e de Mato Grosso, que compõem a Amazônia Legal, consumiram juntos 16.190 GW / hora de energia no mesmo ano.

No Rio de Janeiro, primeira cidade a aderir, acontece o evento oficial da "Hora do Planeta 2010", no Jardim Botânico. São Paulo, Brasília, Recife, Salvador e Porto Alegre também estão entre as participantes (veja o site oficial para informações sobre todo o Brasil).

Abaixo, conheça a programação da Hora do Planeta para a Amazônia Legal, segundo informações do site do evento.

Fonte: Globo Amazônia

LINKS



Related Posts with Thumbnails