Imagem marco – Dia 29 de março (Foto: Nasa /MODIS Rapid Response)
Imagens registradas por satélites da Nasa, a agência espacial americana, revelam a chegada das nuvens que causaram fortes chuvas no Rio de Janeiro e na região Sudeste do Brasil no início desta semana.
Segunda-feira, dia 5 de abril, 10h (Foto: Nasa /MODIS Rapid Response)
Os instrumentos dos satélites da Nasa fizeram imagens que mostram as nuvens cobrindo todo o litoral da região na manhã e na tarde da última segunda-feira, dia 5 de abril, quando foi registrada a maior quantidade de chuvas.
Segunda-feira, dia 5 de abril, 14h25 (Foto: Nasa /MODIS Rapid Response)
Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, o forte temporal dos últimos dias foi um dos maiores que já atingiram a cidade, com 288 milímetros de chuva em menos de 24 horas. As enchentes causaram mais de cem mortes em todo o Estado.
Terça-feira, dia 6 de abril, 10h45 (Foto: Nasa /MODIS Rapid Response)
As fotos registradas pela Nasa foram feitas pelo Modis (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), um instrumento presente em dois satélites que orbitam a Terra – o Aqua e o Terra.
Terça-feira, dia 6 de abril, 15h05 (Foto: Nasa /MODIS Rapid Response)
Os dois satélites observam a superfície inteira do planeta a cada um ou dois dias, para a coleta de dados.
A Nasa afirma que as informações coletadas pelos satélites com a ajuda do Modis podem auxiliar na compreensão dos processos que ocorrem em terra, nos oceanos e na atmosfera.
De acordo com a agência, o Modis tem um papel importante no desenvolvimento de um sistema de modelos capaz de prever mudanças globais de forma mais precisa, para a elaboração de políticas e decisões para a proteção do meio ambiente.
Fonte: G1